data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
ATUALIZAÇÃO: atualizada às 14h45min do dia 14 de maio de 2020
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) registrou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 60 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Esse é o primeiro óbito por Covid-19 registrado em hospitais da cidade desde o começo da pandemia.
Entenda por que o Estado contabiliza menos casos de Covid-19 do que o município
Ela deu entrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com alguns sintomas no dia 29 de abril. No dia 30 foi transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).Segundo a prefeitura, ela fez dois testes para Covid-19: um no dia 4 de maio, cujo resultado foi negativo, e outro no dia 6 de maio, que deu positivo. A mulher, ainda conforme a prefeitura, tinha diabetes, hipertensão e uma doença crônica nos pulmões.
SEPULTAMENTO
Seguindo normas de órgãos de saúde, não é feito velório em casos de morte por coronavírus. O enterro ocorre às 15h30min no Cemitério Ecumênico de Santa Maria e tem acesso limitado de pessoas.
PREFEITO LAMENTOU
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) entrou ao vivo em uma live no Facebook, no começo da tarde desta quinta-feira, acompanhado pelo médico epidemiologista Marcos Lobato, e do secretário de Saúde, Guilherme Ribas. O prefeito lamentou a morte e falou sobre dialogar com o governo do Estado sobre dados científicos. Pozzobom falou do decreto estadual, que tem bandeiras determinando o funcionamento de setores econômicos em cada região, mas não falou se pretende reavaliar o funcionamento de atividades como o comércio.
A Vigilância em Saúde já foi notificada da morte da paciente e as demais informações devem ser divulgadas pela prefeitura em breve.